Descansem, para o ano há mais

Descansem, para o ano há mais:

Delegados chineses na Cimeira de Copenhaga
Foto: EPA/Kay Nietfeld
Mais vale dormir: a cimeira de todas as esperanças para os ambientalistas, o encontro mundial em Copenhaga, não deu em quase nada.

O que se conseguiu? Um acordo não-vinculativo proposto por Estados Unidos, China, Brasil, Índia e África do Sul, ratificado por 28 dos 192 países participantes, fixa um limite máximo de aumento da temperatura média em dois graus. O texto convida os países a declarar os esforços feitos para reduzir as emissões de dióxido de carbono, o que na prática não significa grande coisa.

E refere a criação de um fundo para ajudar os países mais pobres a atingir esses objectivos: 21 mil milhões de euros nos próximos três anos e 70 mil milhões de euros anuais a partir de 2020.

Como estes objectivos vão ser alcançados? Não se sabe, porque ninguém se entendeu. Quanto a prazos precisos para atingir estes objectivos, nada: os ambientalistas dizem que é para ontem, os delegados dizem que é para o ano: estas e outras decisões importantes foram adiadas para uma próxima reunião, no México, que se realizará no final de 2010. Tudo o que se possa concluir para além desta pobreza de resultados é retórica política.

Marcadores: , ,

No comments:

Post a Comment

NOTICE:
Most of the posts present in here belong to other sites which can be accessed by clicking the title or content of their post.

ShareThis